Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Interagindo: Juiz André Guasti aborda educação no trânsito

    há 12 anos

    Recentemente, o juiz da Comarca de Boca da Mata, André Guasti Motta, publicou portaria para exigir dos cidadãos do município o cumprimento da legislação de trânsito e, das forças de segurança, uma maior fiscalização e punição dos condutores infratores. A iniciativa do magistrado ganhou repercussão no Estado e para falar sobre o assunto ele estará, na próxima segunda-feira (16), às 11 horas, no quadro “Interagindo com a Almagis”, da Rádio Gazeta AM.

    Segundo André Guasti, o alto índice de desrespeito à Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro - CTB), especialmente por parte dos condutores e proprietários de motocicletas e motonetas, além do aumento considerável de acidentes automobilísticos, no município, foram alguns dos motivos que o levaram a reiterar o cumprimento das medidas.

    De acordo com o magistrado, as queixas acerca do descumprimento da legislação de trânsito partiram da própria população, e, em seguida, foram discutidas junto ao Conselho de Defesa Municipal (Condes). O juiz destaca a ocorrência constante de acidentes na cidade, alguns com vítimas fatais acarretando mortes e outros danos.

    “Assumi a comarca em setembro de 2010 e uma das coisas que pude perceber foi o grande descumprimento da legislação de trânsito na cidade. Pessoas conduzindo motocicletas sem habilitação e sem capacete, menores de idade na condução de motos e veículos de passeio, veículos em condição irregular, ocorrência de disputas entre condutores (os famosos “pegas” e “rachas”), especialmente à noite e na madrugada”, constata.

    Medidas

    No final do ano passado, por meio de solicitação do magistrado, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) encaminhou uma equipe do Bptran, que, durante um dia inteiro, realizou abordagens de condutores, apreensões de veículos e notificações. A intenção é que se façam mais operações semelhantes ao longo de 2012.

    Os artigos descritos na portaria regulamentam a condução de veículos de passageiros, de cargas e de veículos automotores, a exemplo de motocicletas e motonetas. O serviço municipal de moto-taxi deverá observar as regras do CTB, especialmente quanto à necessária utilização de capacete.

    As práticas infracionais cometidas por adolescentes devem ser enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Ficou definido, ainda, que a fiscalização envolvendo o respeito às normas de trânsito serão de responsabilidade da PM/AL, que deverá promover campanhas de orientação da população, blitz, intermediações, aplicação das penalidades e apreensões de veículos. A fiscalização do cumprimento da portaria fica a cargo do Ministério Público, do Poder Legislativo local e da sociedade civil organizada.

    *Com informações da Dicom TJ/AL

    • Publicações493
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/interagindo-juiz-andre-guasti-aborda-educacao-no-transito/2988833

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)